Como Fazer Prova Discursiva?

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Como Estudar

Como Fazer Prova Discursiva?

Por Luciana Barbato

Chegou a hora de falarmos do bicho papão da preparação para concurso público.

A palavra “DISCURSIVA” põe medo em muitos concurseiros bem preparados…

Mas porque isso acontece?

Será que você está estudando para a prova discursiva da forma correta?

Chegou a hora de você saber como transformar este assunto que põe medo em muitos em uma vantagem real para você na hora da prova.


10 Passos Simples Para Ter Sucesso
Nas Provas Discursivas

Sabemos que os concursos estão cada vez mais exigentes e os candidatos cada vez mais preparados, não é mesmo?

Por essa razão, é muito importante pensar na preparação para as provas de forma global, sem negligenciar nenhuma das etapas previstas no edital.

A maioria dos certames tem cobrado, além da fase objetiva, que consiste em questões de múltipla escolha (a,b,c,d,e) ou afirmativas para julgamento em certo/errado (c/e).

Uma fase discursiva exige a produção de uma redação/dissertação/questão, ou seja, a elaboração de um texto pelo próprio candidato a respeito de um assunto escolhido pela banca organizadora.

E não é raro ouvir de um candidato que acabou perdendo muitas posições no concurso porque se preocupou com a fase objetiva e deixou de lado a fase discursiva, que também exige estudo e muito treino.

Por essa razão, elaborei este post com as informações essenciais para que você aprenda a elaborar um texto de qualidade, no tempo e espaço propostos na prova que escolher.


Os Seis Medos Que
Atormentam Os Concurseiros

Quando converso com candidatos a respeito das provas discursivas, identifico os seguintes medos:

  1. Surpresa do tema: e se eu não souber nada sobre o tema cobrado?
  2. Controle do tempo para resposta: como faço para controlar o tempo durante a realização da prova discursiva?
  3. Organização das ideias: de que maneira consigo incorporar no texto todas as minhas ideias sem que o conteúdo fique confuso?
  4. Identificar os pontos que o examinador espera que o candidato aborde: o que o examinador espera que eu trate sobre esse assunto? (Principalmente quando o assunto é amplo demais)
  5. Abordar o máximo de conteúdo no menor espaço (já que, via de regra, os espaços são pequenos): como inserir todas as minhas ideias em apenas 20 ou 30 linhas?
  6. Não cometer rasuras em exagero (pois algumas são inevitáveis): como não cometer rasuras e deixar meu texto mais “limpo” e agradável de ser lido?

Você sente algum desses medos?

Neste artigo, vou mostrar a você os 10 passos para acabar definitivamente com todos esses medos e produzir um texto de ótima aparência e conteúdo, dentro do espaço e tempo propostos pelo concurso que escolheu.

Aumentando em 3x as suas chances de ser aprovado para o cargo que tanto sonha.


Passo 1
Controle O Tempo

O tempo para a resolução da prova discursiva pode variar de concurso para concurso.

Em alguns certames, a prova é realizada em conjunto com a fase objetiva, o que dificulta ainda mais o controle do tempo.

Diante de tantas variáveis, o mais importante é que você calcule um tempo, cronometre e respeite essa divisão, considerando que é necessário um tempo para organizar as ideias (e vou te mostrar como fazer isso) e um tempo para escrever o seu texto.

Assim, recomendo que no tempo possível você separe 1/3 para organizar e 2/3 para escrever.

Ex: Se tiver 1h30 para resolver a prova discursiva, separe 30 minutos para organizar as ideias e 1h para escrever o texto propriamente dito.

Você pode até ter dúvidas do motivo pelo qual precisaria de mais tempo para escrever do que para organizar as ideias, já que refletir sobre o tema exige tempo. 

No entanto, se você fizer isso, vai correr alguns riscos:

  • Pode não ter tempo de concluir o texto;
  • Pode ter que correr para concluir, o que vai te fazer cometer mais rasuras e escrever com uma letra não tão legível;
  • Pode impossibilitar a revisão do texto (algo que é essencial).

Assim, ao dividir o seu tempo para realizar a discursiva, sempre tenha em mente que: melhor do que perder seu tempo precioso se aprofundando demais no tema (o que é muito difícil em 20 ou 30 linhas), e correr o risco de entregá-lo cheio de falhas, é você fazer um texto simples, em bom português, limpo, claro e coeso.


Passo 2
Controle O Espaço Disponível

Após separar o tempo para a resolução da prova, você vai precisar estimar o uso das linhas disponíveis para não correr os seguintes riscos:

  • Deixar muitas linhas em branco (e em alguns certames há desconto por linhas em branco);
  • Faltar linhas para colocar todo o conteúdo;
  • “Espremer” a letra para fazer caber o conteúdo, deixando a letra ilegível ou o texto poluído demais.

Assim, no rascunho, faça uma marcação dos espaços em que vai iniciar cada parágrafo.

Em 20 ou 30 linhas, que é o espaço disponível na maioria das provas discursivas, é razoável que você faça de 4 a 6 parágrafos, sob pena do seu texto ficar com períodos muito curtos ou muito longos.

Em uma dissertação de 30 linhas, marque os parágrafos necessários para a introdução, desenvolvimento e conclusão. 

Supondo que desenvolverei 3 aspectos do tema, posso separar 6 linhas para a introdução, 6 para cada aspecto (3 parágrafos de 6 linhas) e mais 6 linhas para a conclusão.


Passo 3
Identifique O Tema

Sabemos que na hora do nervosismo, muitos candidatos fazem uma leitura apressada da questão discursiva e isso pode acarretar na sua reprovação ou rebaixamento no concurso.

Assim, é imprescindível fazer uma, duas, até três leituras da questão ou problema apresentado, procurando grifar as palavras-chaves do enunciado, que vão lhe ajudar a identificar o que o examinador realmente quer saber.

Pior do que não saber o tema, é conhecer o assunto, mas não ter abordado os principais aspectos por falta de atenção!

Portanto, não ignore essa leitura atenta e a repita, ao menos uma vez.

Ex: Em uma leitura rápida e sem cuidado, você conclui que o examinador quer saber sobre o tema “guerra”.

No entanto, em uma análise mais atenta, após a sua revisão, você percebe que o tema central não é qualquer guerra, mas sim “a segunda guerra mundial”.


Passo 4
Crie Alternativas Quando
Desconhecer O Tema

Caso desconheça o tema, não se desespere.

A pontuação da prova discursiva é composta não apenas de abordagem do tema, mas de coerência, coesão, ortografia, etc (e essa informação consta expressamente no edital do concurso; por isso, nunca deixe de ler o edital!)

Se não souber absolutamente nada sobre o tema, mas souber algo sobre um assunto paralelo, sobre o conjunto ou contexto em que esse tema está inserido, tente abordar o que sabe e mencionar o tema cobrado.

Obviamente, você não obterá a pontuação total na prova, mas não correrá o risco de zerar. E, a depender da forma como abordar o tema, pode conseguir até mesmo uma nota média a alta, a depender da rigidez na correção.

Ex: se o tema for a segunda guerra mundial e você não souber nada sobre o assunto, você pode tratar genericamente do tema “guerra”, mencionando aspectos dele e inserir a segunda guerra mundial nesse contexto.

E, para que você veja como é possível construir um texto utilizando essa técnica que amplia o tema, a partir de agora, em todos exemplos, vamos refletir sobre “guerra” (considerando que o tema proposto é “segunda guerra mundial”, mas não temos domínio sobre ele).


Passo 5
Organize As Ideias

Depois de compreender o assunto, ou definir sobre o que vai escrever caso não saiba exatamente o que o examinador quer, agora você precisa organizar as ideias para conseguir desenvolver seu texto com clareza e coesão.

Use o espaço do rascunho para isso, anotando, em tópicos, todos os temas relacionados ao assunto que você vai escrever. Tente se lembrar de todos os aspectos referentes a esse tema: origens, conceitos, classificações, abordagens, previsão legal, posicionamento da jurisprudência, exemplos.

Faça um verdadeiro “check list” de tudo que lembrar e, ao final, releia para ver se não esqueceu algo.

Ex: sobre o tema guerra, o que podemos falar…

  • Um conceito;
  • Aspectos negativos;
  • Aspectos positivos (alguém sempre lucra com as guerras);
  • Consequências das guerras e exemplos (inserir a segunda guerra aqui);
  • Conclusão.


Passo 6
Enumere As Ideias

Depois, em ordem de preferência, vá numerando os itens que você lembrou, do mais importante para o menos importante.

Comece sempre pelos mais importantes, já que, caso o espaço seja insuficiente, não correrá o risco de ter deixado o mais importante para o final.

E não caia na tentação de fazer um rascunho!

Isso leva muito tempo e, com a estruturação dos tópicos, você verá que não será necessário. Uma vez organizado o pensamento, uma escrita com calma, dentro do tempo que você já reservou e do espaço que você já separou, vai garantir um texto excelente.

Ex: sobre o tema guerra

  • Um conceito sobre guerra;
  • Aspectos negativos (1º destruição; 2º desestabilização política; 3º desestabilização social);
  • Aspectos positivos (1º enriquecimento pelo fornecimento de armamentos; 2º enriquecimento pelo fornecimento de remédios);
  • Consequências – das guerras e exemplos (1º segunda guerra mundial; 2º guerras no oriente médio);
  • Conclusão.


Passo 7
Introdução Ao Tema

Todo, absolutamente todo texto, deve conter 3 partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução, você deve tratar o assunto de forma geral, ou seja, mencionar um conceito amplo, dissertar sobre a importância do assunto, trazer os antecedentes históricos do tema, e por aí vai.

Além disso, você já pode direcionar o texto, ou seja, mencionar a respeito do que vai falar no desenvolvimento do tema.

Ex: considerando o tema “segunda guerra mundial”, mas abordando o tema “guerra”, de forma mais ampla:

“Inicialmente, cabe mencionar que as guerras se caracterizam por lutas, armadas ou não, travadas entre países ou povos, com o objetivo de conquistar espaço, poder ou dominação. Embora sejam evidentes os aspectos negativos de todo confronto, há quem lucre com as guerras.”

Feito isto, direcione o seu texto para a abordagem específica que quiser dar, ou seja, utilize os demais parágrafos para tratar sobre aspectos relacionados ao tema, pontos positivos e negativos, exemplos de aplicação em diversas áreas, correntes existentes sobre o assunto.

Trata-se do desenvolvimento do tema.


Passo 8
Desenvolvimento do Tema

Neste ponto, é importante ir seguindo as prioridades elencadas no início, pois se faltarem linhas, você pelo menos tratou do indispensável sobre aquele assunto.

Ex: desenvolvendo o tema “guerra” e inserindo o tema “segunda guerra”, para atingir, ao menos parcialmente, a expectativa do examinador.

“Quanto aos aspectos negativos, merece destaque a incomensurável destruição causada pelas guerras. Vidas e lares são exterminados pela falta de diplomacia que acaba por desencadear os confrontos.

E, já em outro patamar, pode-se mencionar a instabilidade política e social permanentes.

Já no que se refere aos aspectos positivos, infelizmente há interessados no  desenvolvimento de guerras pelo mundo, principalmente conflitos armados. Isso porque a venda de armamentos gera receita considerável aos produtores destes insumos devastadores.

Em outra ponta, nota-se ainda expressivo o lucro advindo do fornecimento de remédios aos envolvidos nos confrontos. 

Não bastassem os aspectos mencionados, há que se salientar que a guerra traz ainda perversas consequências, as quais geram impactos em todo o mundo.

A reconstrução das áreas afetadas após a segunda guerra mundial, por exemplo, bem como o apoio à toda a população atingida, exigiu esforços de todos os vizinhos e compreensão global acerca do renascimento de uma região.”


Passo 9
Conclusão Do Tema

E, ao final, encerre com a conclusão.

A maioria dos candidatos se perde no decorrer da discursiva e acaba entregando a prova sem conclusão (seja por que não sobraram linhas ou porque o candidato não se lembrou disso).

Assim, ao estruturar seu texto, sempre tenha em mente que, após a introdução geral do tema e a discussão dos aspectos relacionados, o examinador quer ver se você refletiu sobre o tema e tirou uma conclusão sobre ele.

Nessas linhas finais, expresse sua reflexão, sem ser parcial demais.

Utilize expressões como “ao que tudo indica”, “por todo o exposto, parece haver”, e evite expressões como “acho que é ruim/bom”, “não concordo ou concordo com tal linha de pensamento”.

Ex: Apresentando uma conclusão possível, mesmo que não tenha o domínio do assunto.

“Enfim, diante do exposto, conclui-se que há muito mais complexidade envolvendo os conflitos, sejam eles armados ou não, do que aparentemente possa parecer.

E, a par de todos os aspectos positivos e negativos que permeiam as guerras, seus efeitos são sentidos por todo o mundo e reclamam a nossa atenção, revelando um todo do qual inevitavelmente nós também fazemos parte.”


Passo 10
Revise Seu Texto

Pode parecer bobo, mas muitos candidatos simplesmente não releem o que escreveram. Não é porque você terminou de escrever que seu trabalho terminou também.

É  imprescindível reler o que você escreveu. Isso pode lhe ajudar a ajustar a pontuação (colocar uma vírgula ou acento que faltou, por exemplo), verificar algum erro de ortografia que pode ser corrigido (às vezes é melhor cometer uma rasura e inserir a palavra correta do que a deixar errada) e complementar o seu texto (se ainda houver linhas).

É aquele “polimento” que pode dar um brilho a mais em sua discursiva e a diferenciar das demais.

Não ignore essa dica!

Bons estudos e uma boa discursiva!


Luciana Barbato. Procuradora do Estado do Paraná. Já exerceu os cargos de Procurador do Município de São José do Rio Preto/SP, Procurador do Município de Mauá/SP e Procurador do Município de São Caetano do Sul/SP. Aprovada nos concursos para os cargos de Procurador do Estado do Rio Grande do Sul (2015), Procurador do Município de São Paulo (2014), Analista Judiciário dos TRFs da 3ª e 4ª Regiões, Analista Judiciário do TRT da 15º Região, Analista Judiciário do MPU, Técnico Judiciário do TRT da 15ª Região. Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Direito Processual Civil. Mestranda em Direito Administrativo na USP.


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