A Cama de Procusto
Por André Wilson
Na mitologia grega, Procusto era o cruel dono de uma pequena propriedade em Corídalo, a meio caminho entre Atenas e Elêusius.
Ele tinha um senso de hospitalidade peculiar: acolhia os viajantes que por ali passavam, oferecia-lhes um generoso jantar e depois os convidava a passar a noite em uma cama bastante especial.
Procusto queria que a cama se encaixasse perfeitamente ao viajante.
Se eram altos demais, amputava-lhes os membros com um machado afiado; os que eram baixos, ele esticava de modo a preencher toda extensão da cama.
Extraí os parágrafos acima (com adaptações) do livro “A Cama de Procusto”, cujo autor é o Prof. Nassim Taleb, que considero um dos maiores pensadores da atualidade.
Quando li essa fábula, logo pensei nos gurus de concursos, que, como Procusto, tentam mutilar ou esticar os concurseiros, para que caibam em seu método de estudo perfeito.
Metaforicamente falando é claro (risos).
Alfaiates
Orgulhosos
Esses gurus de concursos, na maioria das vezes, são professores e mentores sérios e bem intencionados, mas que costumam cometer um erro básico: tentam alterar a pessoa em vez da cama.
São, como diz Taleb, “alfaiates que sentem imenso orgulho de oferecer o traje de caimento perfeito, mas fazem isso alterando cirurgicamente os braços e pernas dos clientes”.
Não percebem que o método de estudo é que deve se adaptar ao aluno, e não o contrário.
Então, você se esforça horrores para seguir o método, preencher planilhas, elaborar esquemas, mas as atividades continuam se acumulando e o desempenho estagnado.
Então, você sente culpa por não conseguir seguir o método e começa a duvidar da sua capacidade de passar em concurso.
A ansiedade explode!
Mas, a culpa não é sua.
Se o método de estudo não for customizado para você, ele não vai servir direito.
Como Ajudei Meu Sobrinho
A Passar No Vestibular
Há alguns anos, ajudei meu sobrinho a conseguir uma vaga no curso de Engenharia da Computação da UFPE.
Se você percebeu a minha barba branquinha no artigo com a minha história, sabe que nunca fiz o Enem na minha vida (risos).
E como pude ajudá-lo?
Simples.
Customizando meu método de estudo para ele.
Mas, algo que é simples não é necessariamente fácil de executar.
Foi um dos maiores desafios da minha carreira como mentor.
Vivemos hoje em um mundo repleto de distrações, principalmente para alguém tão jovem como meu sobrinho.
Não é fácil ter disciplina para estudar várias horas por dia e ainda dar conta dos estudos na escola para passar de ano.
Além disso, meu sobrinho não tinha hábito de estudo e não dominava as disciplinas com maior peso na prova do Enem.
Também gostava de estudar de madrugada, que é algo que nunca fiz.
Mas, em vez de forçar meu sobrinho a se encaixar no meu método de estudo e aprisioná-lo em uma Cama de Procusto, personalizei todo treinamento para se adaptar à realidade dele.
Também acompanhei meu sobrinho durante toda a sua a jornada, porque, como você já deve ter percebido, sem o criador do método ao lado para ajudar, fica difícil seguir sozinho.
Este foi o resultado:
Sim, Senhor
Miyagi
Outro jovem que também se deu bem com a ajuda de um mentor foi o Daniel Larusso, em Karatê Kid — A Hora da Verdade.
Daniel Larusso se envolve com a ex-namorada do valentão da escola e começa a ser atormentado por sua gangue.
Para sua sorte, ele conta com os ensinamentos do Senhor Miyagi, um mestre de karatê que o prepara para autodefesa e também para vencer o campeonato.
Essa é a sinopse original do filme Karatê Kid, que foi sucesso de público nos anos 80 (e faz sucesso até hoje).
Se você ainda lembra do filme, sabe que o Daniel tentou aprender karatê assistindo videoaulas pela televisão, o que não deu muito certo.
Foi só quando ele começou a treinar com o acompanhamento do Senhor Miyagi, que seu karatê começou a melhorar.
Mas, você pode também recordar que o Senhor Miyagi tinha um método de treinamento bem rígido, e obrigava o Daniel a segui-lo até a exaustão.
Então, onde está a customização?
Lembre-se de que o Senhor Miyagi aprendeu karatê no Japão para lutar na 2.ª Guerra Mundial.
Era um contexto diferente do Daniel, que desenvolveu sua habilidade encerando carro, pintando cerca e lixando assoalho.
O Senhor Miyagi fez uma adaptação do seu método para o Daniel San, tal qual fiz com o meu sobrinho.
Além disso, seu mentor de karatê esteve sempre ao seu lado, apoiando, corrigindo o desempenho e dando uns puxões de orelha de vez em quando.
Então, o Daniel evoluiu rápido e conquistou uma grande vitória.
Como o meu sobrinho.
Não Deite Na
Cama De Procusto
Como já falei outras vezes, facilita bastante ter um mentor pessoal para direcionar os estudos, customizar o método, acompanhar o desempenho e dar puxões de orelha quando a preguiça bater.
Entretanto, se não for possível contratar uma mentoria customizada, pelo menos, procure um treinamento que permita contato frequente com o criador do método, para que você possa tirar suas dúvidas.
E, se você estiver no Youtube e o guru da moda tentar lhe convencer a usar um método-de-estudo-perfeito (não existe isso), lembre-se de fechar o vídeo e nunca se deitar em uma Cama de Procusto.
Para fortalecer seus estudos.
André Wilson
PS. Os alunos sempre me perguntam: “qual é a melhor mentoria para concursos?”
E a resposta é: a Customiza Concursos.
Por quê?
- Lá os mentores e os professores são experientes (mais de 9 anos de estrada), especialistas e aprovados em concursos dificílimos e possuem alunos aprovados até para Juiz;
- O treinamento é individual e personalizado, e é possível ter contato direto e frequente com o mentor, que irá customizar o método de estudos dele para você (que é o jeito que funciona melhor).
Mas, como sou o dono da Customiza Concursos, a resposta não seria imparcial.
Então, deixo aqui três links, para você possa conhecer o nosso trabalho, e tirar suas próprias conclusões.
Mentoria Concursos: https://customizaconcursos.com.br/mentoria-concursos/
Nossa Equipe: https://customizaconcursos.com.br/nossa-equipe/
Resultados: https://customizaconcursos.com.br/resultados/
Até a próxima! ❤️
André Wilson. É sócio-fundador da Customiza Concursos. Analista de Administração e Finanças da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, aprovado em 3.º lugar (2010 – São Paulo). Bacharel em Administração, com MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e University California (UCI). Membro da Sociedade Brasileira de Coaching. Certificado pela The Inner Game International School. Outras aprovações: Analista Administrativo – Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ (6.º lugar) e Analista Administrativo – Área Administração – Agência Nacional de Águas – ANA (7.º lugar).
Aviso Legal: As opiniões expressas neste artigo, veiculadas sob qualquer forma, são de caráter pessoal e não refletem necessariamente o posicionamento institucional da Customiza Concursos.